Ferramentas qualitativas são técnicas extremamente importantes para compreensão e transformação do trabalho. Embora nem todo mundo as utilize, essas ferramentas são essenciais em qualquer trabalho e diversas pesquisas já mostram a sua eficiência e o seu papel central nas análises.
Neste post, reunimos artigos científicos e vídeo-aulas de três poderosas ferramentas qualitativas: Confrontações, Análise Coletiva do Trabalho e Instrução ao Sósia.
- Confrontações: leia aqui a discussão dos artigos “Auto-and Allo-Confrontation as Tools for Reflective Activities” e “Para uma ergonomia construtiva: as condições para um trabalho capacitante”, de de Vanina Mollo e Pierre Falzon; e veja a vídeo-aula sobre a técnica aqui!
- Análise Coletiva do Trabalho: leia aqui a discussão dos artigos “Dois estudos sobre o trabalho dos petroleiros”, “O trabalho mortal dos pescadores de lagosta” e “Análise Coletiva do Trabalho: quer ver? Escuta!”, todos eles de Leda Leal Ferreira; e assista a vídeo-aula sobre a técnica aqui!
- Instrução ao Sósia: leia aqui a discussão dos artigos “Apropriações da Instrução ao Sósia na análise da atividade de trabalho“, de Silva e colaboradores, e “Imagine que eu sou seu sósia… Aspectos técnicos de um método em clínica da atividade”, de Matilde Batista e Lais Rabelo; e veja a vídeo-aula sobre a técnica aqui!
Gostou? Então se inscreva no nosso BLOG e no CANAL!
Muito bom.
CurtirCurtir