Você conhece a Instrução ao Sósia? Leia o artigo e veja a vídeo-aula!

Você já ouviu falar da técnica de Instrução ao Sósia? Trata-se de uma ferramenta de análise do trabalho na qual o pesquisador se torna aprendiz e o trabalhador se torna o instrutor! Postamos hoje 2 artigos e uma vídeo-aula que te ajudam a compreender essa poderosa ferramenta!

No artigo “Apropriações da Instrução ao Sósia na análise da atividade de trabalho“, de Silva e coll. (2016), os autores fundamentam-se em quatro experiências de pesquisa nas quais foi utilizada a técnica de Instrução ao Sósia. São apresentadas e discutidas as aplicações da técnica, que permitem indicá-la para futuros estudos em diferentes contextos laborais, evidenciando amplas possibilidades de utilização.

Já o artigo “Imagine que eu sou seu sósia… Aspectos técnicos de um método em clínica da atividade” (2013), de Matilde Batista e Lais Rabelo, busca elucidar alguns aspectos técnicos do método de instrução ao sósia, no sentido de esclarecer de maneira mais específica sobre “como” realizar uma instrução ao sósia. As autoras apresentam como a aplicação da técnica que pode ajudar a transformar as situações degradadas de trabalho e preservar a saúde dos trabalhadores.

Por fim, não deixe de ver esta divertida vídeo-aula, produzida por Guilherme Lage, Luana Lacerda, Natalie Dichamp e Gabriel Souza, que mostra de maneira clara como se dá a aplicação da Instrução ao Sósia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s