O Dia Mundial da Saúde Mental é assinalado pela Federação Mundial da Saúde Mental (WFMH) no dia 10 de outubro. Fundada em 1948, a WFMH é uma organização internacional que busca contribuir com a prevenção dos distúrbios mentais e emocionais, desenvolvendo tratamentos e cuidados com quem padece de tais distúrbios.
Em seu 25º aniversário, o Dia Mundial da Saúde Mental de 2017 tem como especificidade o trabalho. Com isso, a WFMH divulgou hoje um interessante relatório para a promoção do debate público sobre saúde mental.
Em homenagem ao Dia Mundial da Saúde Mental no Trabalho, o Ergonomia da Atividade – O BLOG traz algumas das publicações aqui realizadas sobre o tema:
Palestra de Christophe Dejours no Tribunal Superior do Trabalho, com o tema “Saúde Psíquica e Trabalho Judicial”.
Palestra de François Daniellou sobre a relação entre segurança industrial e riscos psicossociais no Seminário do ICSI (Instituto para uma Cultura de Segurança Industrial).
Documentário um e dois e três sobre os riscos psicossociais no trabalho.
Livro “O cotidiano dos vigilantes: trabalho, saúde e adoecimento”, de Carlos Eduardo Carrusca, Francisco Lima e Maria Elizabeth Lima, com download gratuito.
Artigo “A polêmica em torno do nexo causal entre distúrbio mental e trabalho”, de Maria Elizabeth Lima.
Artigo “Trabalhar em centrais de atendimento: a busca de sentido em tarefas esvaziadas“, de Laerte Sznelwar, Júlia Abrahão e Fausto Mascia.
Artigo “Aprisionado pelos ponteiros de um relógio: o caso de um transtorno mental desencadeado no trabalho”, de Maria Elizabeth Lima, Ada Assunção e João Manuel Francisco.
Relatório “Cálculo do custo do stress e dos riscos psicossociais relacionados com o trabalho”, do OSHA, centrado nos custos da doença gerado no trabalho.