Discussão científica sobre os desafios do ensino em Ergonomia

O Congresso Brasileiro de Ergonomia de 2016, realizado na UFMG, contou com uma sessão coordenada com o tema: “Ensino e Formação em Ergonomia”, mediada pela Profa. Dra. Eliza Echternacht, da UFMG. Dessa atividade, surgiram alguns artigos interessantes sobre o tema, dos quais destacamos 3 no post de hoje:

Análise Ergonômica do Trabalho como Ferramenta de Análise Organizacional: um Estudo de Caso Sobre as Práticas de Ensino/Aprendizagem da Ergonomia na Engenharia de Produção, de Eliza Echternacht e Guilherme Santos, reflete sobre a pertinência do método de Análise Ergonômica do Trabalho (AET) para compreensão da dinâmica organizacional dos processos de produção, inserindo-se no contexto de ensino/aprendizagem da ergonomia no curso de graduação em Engenharia de Produção da UFMG. Através de um estudo de caso em uma lanchonete, os autores discutem aspectos didáticos, metodológicos e conceituais que permeiam o trabalho coletivo enquanto objeto de pesquisa e intervenção na engenharia de produção.

Ensino de Ergonomia e Projeto: Experiências de Aplicação de uma Dinâmica de Concepção de Espaço de Trabalho, de Daniel Braatz, Esdras Brito, Luiz Antonio Tonin e Sérgio Silva, discute os desafios do ensino de ergonomia e projeto nos cursos de ensino superior, apresentando o desenvolvimento de uma dinâmica de concepção de espaço de trabalho e as experiências decorrentes de sua aplicação no contexto do ensino da Análise Ergonômica do Trabalho e do projeto de melhoria subsequente à análise.

Desafios do Ensino da Ergonomia da Atividade na Pós-Graduação em Saúde Pública, de Marçal Jackson, Rodolfo Vilela, Frida Marina Fischer e Angela Simonelli refletem sobre a necessidade do desenvolvimento de métodos pedagógicos específicos para desenvolver ou estimular o interesse pelo ‘olhar etnográfico’, principio fundamental da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Analisando o desenvolvimento de disciplina sobre Ergonomia da Atividade junto aos programas de pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública da USP e da FUNDACENTRO, os autores discutem as principais características da disciplina e das ferramentas utilizadas para despertar o interesse dos alunos pela AET.

O Ergonomia da Atividade – O BLOG – posta material relacionado ao trabalho humano todas as terças e sextas-feiras. Siga o Blog e curta nossa página no Facebook! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s