Tantos e Quantos: os Mineiros do Morro Velho

Divulgamos hoje um post do Fórum AT sobre o impactante documentário “Tantos e Quantos: os Mineiros do Morro Velho”, de Tadzio Coelho.

De acordo com informações presentes no próprio documentário, “as minas de Morro Velho chegaram à cerca de 2.500 metros de profundidade, tornando-se as mais profundas do mundo em meados do século XX, e, na década de 1930, existiam mais de 8.000 trabalhadores na mina. O trabalho de exploração do ouro era realizado sem instrumentos de proteção dos trabalhadores. Dessa forma, dentro dos túneis subterrâneos das minas, muitos de seus trabalhadores adquiriram  pneumoconiose, ou silicose, uma doença irreversível decorrente da inalação da poeria de sílica”. Entrevistando vários ex-trabalhadores e suas família, o documentário mostra as graves consequências do trabalho em mina: “milhares de trabalhadores da antiga mineração Morro Velho (atual Anglo Gold Ashanti) faleceram em decorrência da silicose adquirida em minas subterrâneas”.

Trata-se de uma ótima fonte de informação para quem se interessa por Saúde do Trabalhador!

Veja o documentário aqui.

E não se esqueça! Na próxima sexta-feira, dia 29/09, tem mais um vídeo produzido pelo Ergonomia da Atividade – O BLOG! Não perca!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s