“A inclusão das pessoas com deficiência no trabalho sob o contexto brasileiro: aspectos conceituais, históricos e atuais” – Carolina Alonso

21 de setembro foi instituído como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, liderado pelo ativista Cândido Pinto de Melo. A data é importante de ser lembrada pois, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, o Brasil possui mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência.

Para homenagear a data, o Ergonomia da Atividade traz o texto de Carolina Alonso intitulado “A inclusão das pessoas com deficiência no trabalho sob o contexto brasileiro: aspectos conceituais, históricos e atuais”, no qual a autora convida o leitor “a uma reflexão mais profunda sobre o tema e começa respondendo à pergunta: o que é deficiência? Em seguida, apresenta o que se tem feito no Brasil para garantir a inclusão, no trabalho, de pessoas com deficiência e quais os principais desafios a serem superados nesse sentido”.

Carolina Alonso é Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e Doutora em Ergonomia pela Université Lumière Lyon 2; Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leia o texto aqui!

*Essa é a sessão “Sob Medida”, onde artigos são escritos exclusivamente para o BLOG Ergonomia da Atividade, por pesquisadores das diversas áreas do trabalho no Brasil. Os textos vem acompanhados de charges também exclusivas, roteirizadas por nossa equipe e ilustradas por Thomas Odon, feitas sob medida de acordo com o conteúdo da escrita elaborado pelo autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s