“Acidentes em situações de queda em altura. É preciso considerar práticas de gestão e a organização do trabalho” – ForumAT

Na semana passada, publicamos a 1a de uma série de animações sobre Jobson, “O Filho do Trabalho”. Essa animação mostra a cruel realidade de muitas empresas quando se deparam com um acidente: depositar a culpa na própria vítima, mesmo em casos bizarros (mas reais!), como o apresentado no vídeo. Caso não tenha visto, veja a animação aqui!

No mesmo sentido da animação, publicamos hoje o post do ForumAT intitulado “Acidentes em situações de queda em altura. É preciso considerar práticas de gestão e a organização do trabalho”. Nele, é postado um infográfico (veja aqui!) que analisa acidentes de escada e de andaimes e chega, como a maioria das análises de acidentes, à culpabilização da vítima. São encontradas afirmações do tipo: “Observe que o trabalhador acidentado está acima de dois metros e não segue a NR-35 nos quesitos EPI, EPC, linha de vida”. E “tem muita empresa e até mesmo funcionários que não levam a sério e muita das vezes eles próprios falam que: é rapidinho, é uma lâmpada, é três segundos…”.

No post, o Prof. Ildeberto Almeida (PB) faz uma breve mas importante reflexão sobre a análise presente neste infográfico: “a comparação não explora aspectos organizacionais e nem de escolhas gerenciais que tendem a desempenhar papéis de condicionantes e determinantes das escolhas adotadas nas empresas quando da seleção dos meios e estratégias a serem adotados no trabalho”, bem como diversas questões que a análise deveria abordar para compreender melhor este acidente e pensar nas suas causas. Veja a análise completa aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s