A indústria, o trabalhador rural e meio ambiente!

Texto produzido por Patrícia Pascoal e Anna Caroline Demarque

No último dia 25 de maio foi comemorado o dia da indústria. Hoje se pensa na Quarta Revolução Industrial (4RI), um mundo de produtos da nanotecnologia, novos materiais, biotecnologia, veículos autônomos, robótica, inteligência artificial, computação quântica, impressão 3D e internet das coisas. E é por isso que hoje trazemos esse tema no blog, através do artigo do professor Alaor Chaves, no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Segundo o professor, a 4RI vai impactar diretamente as relações de trabalho. Ele discute como as revoluções tecnológicas afetarão os trabalhadores e aponta a resolução de problemas com ou nenhuma intervenção humana. Intrigante, não é? Para saber mais sobre o assunto leia na íntegra o texto desse professor da UFMG aqui.

Coincidentemente, nessa mesma data é comemorado o dia do trabalhador rural. Ele também sofrerá os impactos da Quarta Revolução Industrial? Bem, o conhecimento que possuímos atualmente é sobre os impactos na saúde e segurança desse trabalhador. Para ressaltar a importância dessa classe em nossa sociedade, as autoras Raquel Alves e Magali Guimarães questionam e investigam em seu artigo “De que sofrem os trabalhadores rurais” as causas de acidentes e adoecimentos dessa categoria. É interessante observar que nessa discussão elas partem do ponto de vista do gestor e do médico do trabalho e trazem à tona nas palavras das pesquisadoras uma “fotografia geral das condições de trabalho, da segurança e da saúde” desses trabalhadores. Leia o artigo na íntegra aqui!

E para refletirmos sobre os impactos advindos da industrialização aproveitamos a semana do meio ambiente para trazer um artigo sobre o assunto. O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho e essa é também comemorada a semana nacional do meio ambiente. Assim, a fotografia geral, mas também do meio ambiente, é tema de discussão das pesquisadoras Crisla Pott e Carina Estrela em seu texto no qual apontam os desastres ambientais, as causas e consequências, como a tomada de posição do mundo em relação às questões ambientais. As pesquisadoras ressaltam as mudanças no planeta ocasionadas a partir da Revolução Industrial. Mas o valioso desse artigo é a percepção de que existe um processo o qual desencadeou numa articulação entre as políticas públicas, as indústrias e a sociedade sobre o futuro das próximas gerações. E nos relembram a todo momento que apesar das Revoluções Industriais atreladas à tecnologia, ao desenvolvimento econômico é preciso manter o equilíbrio com o meio ambiente. Leia o artigo na íntegra aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s