Hoje é sexta-feira, dia de vídeo do Canal Ergonomia da Atividade!
Na semana do Dia Mundial sem Carne – comemorado na última terça-feira dia 20/03 – as duas publicações semanais do Ergonomia da Atividade se dedicam a este tema.
A 1ª delas discutiu e divulgou dois célebres documentários sobre os impactos da produção de carne no trabalhador dos frigoríficos, bem como na questão animal e ambiental: “Carne e Osso” e “A Carne é Fraca” (Assista aqui).
Já a postagem de hoje discute a NR-36 (acesse aqui!), que trata do abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano. Mostramos os seus itens, seu processo de criação e a edição do seu Manual de Aplicação (acesse aqui!). Para essa missão, contamos com a ajuda do Paulo Barros, Presidente da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), que participou do comitê técnico de atualização da NR36. Paulo conta a história das atualizações das normas de Saúde e Segurança do Trabalho, que são formadas por comissões tripartite, com representantes do Governo, das empresas e dos trabalhadores; mostra a constituição da demanda para regulamentação do trabalho em frigoríficos, vindo desde o início dos anos 2000 e sendo consolidada por meio da NR-36; e defende a importância da edição do Manual de Aplicação da NR36, que trata item por item da norma.
O Ergonomia da Atividade – O BLOG – posta material relacionado ao trabalho humano todas as terças e sextas-feiras.
E o Canal Ergonomia da Atividade agora publica vídeos próprios todas as sextas-feiras.
Se inscreva no Canal, siga o Blog e curta nossa página no Facebook! 😉