No mapa, o trabalho escravo no Brasil

A “Pública” – Agência independente de jornalismo investigativo pautada na defesa dos direitos humanos – divulgou recentemente uma lista do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com empregadores brasileiros autuados por submeter trabalhadores a condições análogas à escravidão.

A matéria traz informações impressionantes, como os nomes das empresas presentes na lista do MTE, entrevistas com auditores do MTE e procuradores do Ministério Público do Trabalho, além de um mapeamento dos estados e cidades que com maior número de empregadores autuados por práticas de trabalho escravo. Minas Gerais amarga a liderança dessa lista, com quase um terço dos empregadores listados, assim como Belo Horizonte aparece como a cidade que tem mais empregadores listados no mapa (quatro do setor de construção civil e mercado imobiliário e um, de restaurantes).

Foi feito, também, um estudo por setores econômicos: “a agricultura é o setor econômico que tem mais patrões no cadastro (31%), a maior parte em lavouras de café (14% do total de empregadores). Em seguida, está a criação de animais (25%), com predominância do gado para corte (19%). Em terceiro lugar, empatados, estão a construção (8%) e o setor madeireiro (8%)”. Ainda de acordo com a matéria, os trabalhadores “se endividam antes mesmo do primeiro salário, com jornadas exaustivas, sem descanso semanal remunerado e, em alguns casos, sem banheiro”.

Leia a matéria completa e veja a lista do MT aqui.

O Ergonomia da Atividade – O BLOG – posta material relacionado ao trabalho humano todas as terças e sextas-feiras.

Já o Canal Ergonomia da Atividade publica vídeos próprios a cada duas semanas, sempre às sextas-feiras.

Se inscreva no Canal, siga o Blog e curta nossa página no Facebook! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s