Qual é o verdadeiro objetivo da Ergonomia?

Há quem diga que a Ergonomia se ocupa de estudar leiaute, mobiliário e posturas humanas no trabalho. Para outros, trata-se de uma ciência preocupada em realizar teste em laboratório para produzir normas técnicas. Ora, apesar de boa parte dos ergonomistas abordarem estes tópicos de forma quase sistemática, como se a Ergonomia somente tratasse disso, o seu universo de análise e transformação é muito maior e mais profundo.

A ergonomia, sobretudo aquela sustentada pela chamada “Ergonomia da Atividade”, centra-se sobre a relação entre organização e atividade real de trabalho, considerando os aspectos subjetivos e sociais do homem em seu trabalho. No entanto, essa ruptura entre uma ergonomia apoiada em posturas/ mobiliário e outra fundada sobre a atividade real de trabalho não é evidente. Percebemos, ainda hoje, muitos trabalhos técnicos deixando de lado o essencial do trabalho humano: a própria atividade.

O vídeo de hoje trata dessa questão e nos ajuda a refletir sobre os verdadeiros objetivos da ergonomia. Para isso, trazemos aqui dois depoimentos marcantes: o primeiro de Gustavo Dantas, técnico de segurança e estudante do curso de engenharia de saúde e segurança (Unifei-Itabira); e o seguinte do Prof. Dr. Francisco Lima, da UFMG.

Gustavo relata a sua transformação pessoal e profissional motivada pelo estudo da disciplina “ergonomia da atividade” e cita o artigo “A cadeirologia e o mito da postura correta”, de Ada Avila Assunção: https://ergonomiadaatividade.com/2017… como agente transformador.

Já Chico Lima discorre sobre os limites da ergonomia baseada nos “fatores humanos” e que a atividade “preenche a lacuna entre o que foi projetado e aquilo que é realizado na prática”.

Gostou? Curte, comente e compartilhe! E se inscreva no nosso Canal!

Nosso BLOG publica material todas as terças e sextas feiras. Já o CANAL produz vídeos próprios e publica de 2 em 2 semanas! Acompanhe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s