Ergonomia Física, Cognitiva e Organizacional – Reflexões Básicas

A discussão sobre os tipos de Ergonomia – normalmente divididos em Física, Cognitiva e Organizacional – é um assunto base na Ergonomia (assim como a diferença entre tarefa e atividade) e, como tal, sempre merece ser revisitado. Neste sentido, postamos dois textos recentes que fazem a discussão deste tema.

O primeiro, é a apostila “Introdução à Ergonomia”, de Mário César Vidal, oriundo de uma pós-graduação Lato Sensu da Fundação COPPETEC (Grupo de Ergonomia e Novas Tecnologias). Nela, há uma longa discussão sobre as ergonomia física, cognitiva e organizacional, além de serem discorridos temas como a definição e a formação histórica da ergonomia, bem como seus focos, critérios e tipos de abordagens.

Faça o download gratuito aqui!

O segundo texto é o artigo “Erros de medicação: análise ergonômica de utensílios da sala de medicação em ambiente hospitalar”, de Rosimeri Pichler, Lucas José Garcia, Eva Maria Seitz, Giselle Merino, Leila Gontijo e Eugenio Andres Merino, publicado na revista Cadernos de Saúde Coletiva, de 2014. O objetivo dos autores foi identificar os problemas relacionados aos utensílios da sala de preparo de medicação de um hospital da Grande Florianópolis no que tange à ergonomia física, cognitiva e organizacional, a fim de propor possíveis soluções no preparo de medicação para a eliminação ou minimização de erros no fluxo de medicação. Como resultados, o artigo mostra a relação entre utensílios da sala de medicação do hospital com possíveis soluções para a otimização no processo de medicação.

Faça o download do artigo aqui!

Se inscreva no Canal, siga o Blog e curta nossa página no Facebook! 😉

Um comentário

Deixe um comentário