Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Documentário sobre Erro Humano e Acidentes!

Neste 27 de julho celebramos o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho.

Por essa razão, publicamos hoje um novo documentário sobre erro humano e acidentes, produzido por Fernanda Vilarino, Jaqueline Lagares, Karla Costa, Leandro Galvane e Letícia Anselmo. O documentário traz discussões interessantes sobre os conceitos de culpabilização, erro humano e transgressões às regras, deixando como fio condutor a seguinte pergunta: “como punir alguém que queria fazer certo?”.

Para respondê-la, o documentário traz dois casos reais: o da enfermeira que, em 2010, injetou vaselina ao invés de soro na veia de uma criança, levando ao seu óbito; e o acidente com o voo 254 da Varig, ocorrido em 1989, que traz, também, uma interessante simulação do julgamento do piloto deste caso.

No final, a mensagem é clara: apontar culpados nas análises de acidentes, como ocorre na maior parte dos casos, não leva à qualquer compreensão do que ocorreu ou à prevenção de novos acidentes. É necessário, ao invés disso, procurar as causas raízes e os determinantes da situação que originou o acidente.

2 comentários

  1. Uma das melhores ações que pude desenvolver na UTGCA (unidade da Petrobras), foi descaracterizar, sempre que possível, os acidentes da necessidade de culpabilidade do sujeito. Entender suas situações anterior ao ocorrido elucida muitos questionamentos antes pouco observados. Gratidão a ergonomia [da atividade] por permitir mostrar através do nosso trabalho, a importância do olhar o outro com atenção e responsabilidade.

    Curtido por 1 pessoa

    • Caro Daniel, obrigado pelo depoimento! Que bom saber que grandes empresas contam com profissionais com este tipo de abordagem nas análises de acidentes. Precisamos todos entender e divulgar que abordagens que tem como fim a busca por culpados não explicam em nada os porquês dos acidentes. Grande abraço da equipe!

      Curtir

Deixe um comentário