“Nota de repúdio a nomeação de diretor do Campus Itabira”, assinada pelo Movimento Estudantil da UNIFEI

O post de hoje é especial. Não discute artigos, não disponibiliza livros e não produz documentários. Hoje gostaríamos de compartilhar o que vem ocorrendo na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), mais especificamente no que envolve a nomeação do Diretor do Campus.

Quem acompanha o BLOG e o CANAL Ergonomia da Atividade sabe que ele é produzido no interior da UNIFEI, campus Itabira. Estamos passando por um momento de tensões políticas devido ao recente fato do Professor José Eugênio Lopes de Almeida ter sido indicado a Diretor do Campus de Itabira por meio de uma solicitação de portaria feita pelo Excelentíssimo Reitor Prof. Dagoberto Alves de Almeida dia 18/04/18. O fato desrespeita a consulta pública realizada com toda a unidade de ITABIRA, participando docentes (70%), técnicos (15%) e discente (15%), que escolheu como Diretor o Professor Gilberto Cuzzuol.

O fato foi noticiado ontem por diversos veículos de comunicação, entre eles pelo Portal G1: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/nomeacao-de-diretor-derrotado-em-eleicao-gera-protesto-na-unifei-em-itabira.ghtml

Já houve manifestações de figuras públicas, como Guilherme Boulos (Pré-candidato à Presidência da República pelo PSOL) e Áurea Carolina, vereadora de Belo Horizonte com a maior eleição da história.

E postamos, por fim, a “Nota de repúdio a nomeação de diretor do Campus Itabira”, assinada pelo Movimento Estudantil da UNIFEI:

“No final do ano de 2017 a gestão que administrava o Campus Itabira pediu sua renúncia aos cargos ocupados (diretor e vice-diretor). Com isso foi nomeado o Professor José Eugênio Lopes de Almeida como diretor interino do Campus, ao qual permaneceria por 60 dias e após esse tempo seria realizada uma consulta pública para a escolha de uma nova chapa que administraria a direção pelos próximos 4 anos. Foi realizada essa consultada na qual toda a comunidade acadêmica poderia participar, participando então docentes (70%), técnicos (15%) e discente (15%). Nessa consulta, os alunos tiveram peso fundamental para a decisão do resultado. O ganhador dessa consulta foi o Professor Gilberto Cuzzuol. Após isso foi elaborado pelo Conselho do Campus uma lista tríplice que seria enviada para reitoria para assim ocorrer a nomeação do diretor por parte do reitor da universidade, nesta lista tríplice foi respeitado o resultado da consulta pública. Porém, no dia 18 de abril de 2018 foi feita uma solicitação de portaria a ser publicada no Diário Oficial da União no dia 19 de abril de 2018 no qual o nosso Excelentíssimo reitor Professor Dagoberto Alves de Almeida nomeou o Professor José Eugênio Lopes de Almeida como diretor do Campus Itabira, sendo desrespeitada a consulta pública que ouviu TODA A COMUNIDADE ACADÊMICA DE ITABIRA, desrespeitando também a lista tríplice do Conselho de Campus, além desrespeitar a DEMOCRACIA onde todo cidadão tem direito a voto e a escolha, escolha essa que não foi pelo diretor nomeado.

Diante de todos os acontecimentos citados, pedimos a renúncia do professor nomeado José Eugênio. Deixando claro que nossa luta não é contra o professor, mas sim contra o desrespeito da vontade da maioria.

Fazemos um convite a toda a comunidade acadêmica a se unir conosco em prol dessa luta. Para que nossa voz seja ouvida e respeitada. Convidamos a todos os docentes, técnicos administrativos e discentes que não se juntaram a nós a juntarem-se e aqueles que já se uniram permaneçam, pois unidos somos mais e mostramos nossa força.Pedimos para os representantes legais da instituição (RE, CA, Conselheiros, DCE) dêem o seu posicionamento sobre o ocorrido e em conjunto tomem as devidas atitudes perante ao caso, cabíveis no momento.

Lembrando que a nossa luta é ética e democrática. Repudiamos quaisquer atos isolados que ultrapassem a democracia e o respeito ao próximo!

Atenciosamente,
Movimento Estudantil”

#Democratizaunifei

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s